Uma bezerra com quase 50 quilos é o primeiro clone do mundo feito a partir de células de gordura. O animal, apelidado de Brasília, é parte de uma pesquisa que pode ajudar a curar doenças de seres humanos.
O óvulo fecundado foi colocado em Marina, que serviu como barriga de aluguel. Mesmo clonado, o animal tem sim uma família.
O filhote de um mês é o primeiro clone no mundo produzido partir de células de gordura, mais comuns no corpo dos mamíferos.
Depois de inseminadas, cada bolinha vira um novo embrião. A partir daí, eles são implantados de volta nas vacas e precisam ser monitorados com cuidado. Brasília é o sexto clone brasileiro e o segundo produzido pela Embrapa. O primeiro foi a vaca Vitória, que nasceu em 2001. No mundo, a ovelha Dolly ganhou as manchetes em 1997, inaugurando as pesquisas com clonagem animal.
O sucesso obtido com Brasília motivou a Embrapa a tentar produzir agora um bovino transgênico, que pode, no futuro, ajudar a curar doenças humanas.
As enzimas usadas para fabricação de insulina, muito úteis para quem tem diabetes, por exemplo, podem vir do leite das vacas modificadas geneticamente. Aas aplicações são infinitas.